Visto Americano


Para a realização de sua viagem a orlando, é necessário que você tenha o visto de turismo (B2) concedido pelo consulado americano.

A entrevista no consulado, você obrigatoriamente terá que ir, porém para todo processo que antecede a esta, você poderá solicitar a uma agência ou a um despachante para facilitá-lo. Eu solicitei a uma Agência de Viagens no Rio de Janeiro, PCLA TURISMO(21 3258-4660). Por todo o processo, incluindo fotografia, paguei cerca de R$ 150,00. Este valor é reduzido de acordo com o número de pessoas que solicitarem.

A minha entrevista foi muito tranquila, estavam eu, minha esposa e minha mãe (meus filhos não foram porque são menores de 14 anos). Fomos entrevistados por uma mulher loira. As perguntas foram:
- Já estiveram em território americano ?
- Qual a profissão de vocês ? Qual o ramo de atividade da minha empresa ?
- Qual cidade vai visitar ?
- Qual a renda familiar ?
- Possui imóvel próprio ? Em qual bairro ?
- VISTO CONCEDIDO !

Obs.: À partir do dia 1o de junho de 2010, os vistos passaram a ser de 10 anos. Dei muita sorte, pois eu estava agendado para o dia 12 de maio, mas por "sorte" esqueci as confirmações em casa, para não voltar no mesmo dia, resolvi pagar a taxa de agendamento de novo e remarcar. Fiquei muito chateado no dia, mas olha só que coisa boa me aconteceu ? Obra de Deus !

Tentarei aqui, de forma simples e rápida te ajudar a passar por essa etapa que para muitos é a mais tensa.

O primeiro passo é o preenchimento do formulário DS-160 pelo site https://ceac.state.gov/genniv/ , lembrando que para terminar o formulário é preciso estar com uma foto 5x5 ou 5x7 digitalizada em seu computador. Todas as respostas deverão ser em inglês e a cada página preenchida aconselho salvar, porque após 1 minuto você perde o preenchimento todo. Qualquer outra informação você pode conseguir através do telefone (21) 4004-4950 ou pelo site.

Depois de terminado o formulário e estar de posse da folha de confirmação, você já poderá fazer o processo de agendamento que é feito através do site http://usvisa-info.com/pt-BR/selfservice/ss_country_welcome . A primeira etapa é criar o seu login, depois você poderá facilmente seguir os passos até chegar na etapa do pagamento. O valor para todo o processo é de U$ 160.00 que pode ser pago direto no site com cartão de crédito (valor cobrado em U$) ou por boleto bancário em qualquer rede bancária. Depois da taxa paga você precisará agendar 2 visitas: 1 no bairro do humaitá aonde você levará toda a documentação e a outra no consulado Americano no centro da cidade para a entrevista. Lembrando que menores de 15 anos e maiores de 65, não será necessário a entrevista no consulado.



Segue abaixo os documentos necessários para o visto:

• Formulário DS-160.
• Passaporte válido por pelo menos seis meses a partir da data de viagem;
• Uma foto 5x5cm (ou 5x7cm), com fundo branco, tirada há, no máximo, seis meses;
• Comprovante de pagamento da taxa de solicitação de US$ 140,00 (no valor equivalente em reais), a qual deverá ser paga com antecedência numa agência autorizada do Citibank.

• A fotografia deverá ter sido tirada há no máximo seis meses;
• Tamanho 5X5 cm;
• A fotografia não poderá ter bordas;
• A fotografia deverá ter a visão completa da face do solicitante. O solicitante não poderá estar olhando para baixo ou para qualquer lado, e a face deverá cobrir 50% da área da foto;
• Fotografias com visão lateral ou angular não serão aceitas;
• A face do solicitante deverá medir 3 cm do queixo até o topo da cabeça;
• De preferência ambas as orelhas deverão estar expostas;
• A fotografia poderá ser a cores ou em preto e branco, mas deverá ter o fundo claro;
• Óculos escuros ou chapéus não poderão ser usados nas fotografias. O uso de qualquer peça que cubra os cabelos não será permitido. A única exceção para o uso de chapéus ou véus será for por razões religiosas, e mesmo assim, nenhuma parte da face do solicitante poderá estar encoberta.

O mais importante nesse momento é manter calma e demonstrar confiança em tudo o que se diz. Dê sempre respostas curtas e objetivas. Leve com você qualquer documento que comprove vínculo com o Brasil, como:

• Imposto de Renda
• Escrituras de imóveis
• Contra-Cheques (não é aceito, contracheques do tipo verde que é comprado em papelaria, apenas aqueles em extratos)
• Contrato Social (para empresários)
No momento dos trâmites da solicitação do visto recomendamos buscar os procedimentos atualizados em fontes oficiais:
http://www.visto-eua.com.br