Dicas para o vôo

1 - Não deixe de registrar equipamentos eletrônicos de valor no guichê da Polícia Federal antes de embarque, depois do check-in, supondo que você não despachou os valores, claro. Esse procedimento evita que ao retornar você tenha seu produto taxado como importação. A partir do dia 1 de outubro de 2010, câmeras, filmadoras, notebooks ou qualquer outro eletrônico que você tenha adquirido aqui no Brasil, não mais será necessário registrá-los no guichê da Polícia Federal, porém haverá a obrigatoriedade de apresentar a nota fiscal dos produtos, se solicitado, no seu retorno.
2 - Se você tem máquina fotográfica (não dessas portáteis, mas as mais valiosas), filmadora, lap top, palm top e outro eletrônico importado, vá até o guichê da Polícia Federal no aeroporto, preencha a “Guia "Registro de objetos estrangeiros" e registre seus equipamentos. Você só precisará fazer isso uma vez. Guarde junto do Passaporte pra quando precisar mostrar toda vez que viajar.
3 - Tentar ludibriar a Receita Federal (Alfândega) é mico. Se vai comprar algo acima de 500 Dólares, prepare-se para declarar e pagar o imposto de 50% do que exceder esse valor (se você não declarar, ao passar pela luz vermelha, acresça mais 20% de multa!). Pode ser até que o agente vá com a sua cara e te libere de pagar o imposto! E não adianta esconder porque suas malas passarão pelo Raio-X e nada escapa dele. Faça suas contas antes de viajar, verifique os preços dos produtos que deseja comprar e acresça neles o valor do Imposto de Importação (sem a multa, claro, porque você vai declarar direitinho...). Assim você saberá se vale à pena comprar lá fora ou aqui. Lembre-se que nem sempre é mais barato lá fora. Aqui você paga em reais, em geral pode parcelar e ainda tem a garantia no Brasil.
4 - Apresente-se 3 horas antes do horário previsto para o vôo no balcão da Cia Aérea. Eles recomendam 2 horas, eu, 3. Especialmente em viagens aos Estados Unidos.
[Image]
5 - Marque seu assento antecipadamente.
6 - Prefira assentos no corredor aos na janela. Você terá maior mobilidade e incomodar menos os passageiros vizinhos.
7 - Os melhores lugares pra quem gosta de esticar as pernas são os assentos junto às saídas de emergência.



8 - A bordo, o ar condicionado é muito forte. Leve sempre um agasalho leve.
9 - O ar das cabines é extremamente seco, por isso, hidrate-se, beba muito líquido.
10 - Não beba bebidas alcoólicas. O álcool resseca ainda mais a pele e o corpo.
11 - Leve colírio Lacrimaplus, que tem a composição igual à da lágrima humana. Não tem contra-indicaçãos ao contrário dos colírios com cloreto de sódio, que ressecam ainda mais.
12 - Leve soro para o nariz. Ajuda a evitar o ressecamento.
13 - Viajando com crianças, leve sempre coisas que elas gostam, tais como livrinhos e canetas pra colorir, joguinhos e até DVD portátil, carrinhos, bonequinhos, etc., para distraí-las. Pense numa viagem de 10 horas confinada num avião. Vale até jogo da velha, jogo da forca, porrinha, jogo da memória e tudo mais pra ajudar a distrair os pequenos. Só não valem aqueles joguinhos eletrônicos com som ligado. Ninguém merece criança chata. Nem mesmo os pais.
14 - Seja compreensivo com a eventual irritação de seus filhos, mas não seja permissivo com eles ao ponto de deixá-los fazer o que quiserem e perturbar todos os demais passageiros.
15 - Os assentos sitiados na direção das asas dos aviões sofrem menos os efeitos da turbulência. Isso vale para os que enjoam ou têm medo. Lembre-se SEMPRE: turbulência Não derruba avião! (na próxima vez que estiver numa estrada, abra a janela do carro e bote sua mão espalmada, com a palma virada para o chão, e sinta que ela balança ao sabor do vento. A turbulência é exatamente esse efeito, o avião vencendo a resistência ao ar).
16 - Leve uma mini farmácia pra você e para seus filhos.
17 - Leve uma mini nécessaire para você e seus filhos, com itens básicos de higiene pessoal em embalagens pequenas.
18 - Dor de ouvidos. É comum sentir-se dor de ouvido durante o vôo, especialmente na decolagem e no pouso, devido às alterações rápidas de pressão do ar, o que é bastante comum nas crianças. Se isso ocorrer, simule bocejos (quanto mais aberta à boca, melhor), simule mastigação, inspire e segure o ar o mais que puder e solte-o lentamente, um pouco de cada vez, abra e feche a boca repetida vezes, (escancarando mesmo, até sentir um ‘estalo’ na mandíbula e no ouvido), masque chicletes e repita alternadamente esses procedimentos.
19 - Inchaço dos pés. Por permanecermos muito tempo sentados, os pés e pernas sofrem por causa da má circulação e retenção de líquidos. Mexer os pés várias vezes durante o vôo, ficar de pé e caminhar, botar um pé de cada vez sobre o assento (como se fosse sentar cruzando as pernas) e massageá-los, ficar de pé e fazer relaxamento e distensão (como os atletas corredores), enfim, exercitar as pernas e os pés da melhor maneira que encontrar, é a solução. Novamente: evite sapatos apertados.
20 - Náuseas, enjôo... Eu jamais senti isso, mas sei que é comum, muitas vezes associada ao estresse medo de avião. Primeiramente, evite o álcool e hidrate-se, não leia, coma pouco e alimentos leves e, por fim, tome um remédio que você colocou previamente em sua mini farmácia de bordo.
21 - Além de etiquetar sua bagagem, etiquete seu filho também. Ponha nele uma carteirinha contendo informações pessoais, endereço, destinos, datas, telefone celular, e tudo mais que ajudar você a encontrá-lo caso se perca dele. Ensine-o a como proceder em caso de perder-se. Uma boa dica é dizer a ele que apenas você deve procurá-lo, não o inverso. Determine que ele pare e fique no lugar até você encontrá-lo.
22 – Se for lacrar sua mala, use cadeados TSA. São cadeados com segredo e entrada para chave, que somente os agentes do aeroporto abrem com uma chave mestre, evitando assim danificar sua mala ou seu cadeado. No Rio de Janeiro pode ser encontrado na www.papelnostro.com.br
23 - Evite sapatos apertados. Leve meias descartáveis para andar descalço pelo avião sem ter que se calça a cada vez que levanta. (se você não gostar de andar descalço, leve uma legítima “havaianas”.
24 - Leve caneta esferográfica para preencher os formulários de imigração e alfândega no avião. Faça isso assim que recebê-los para ter tempo de tirar dúvidas e, esquecendo-se, não ter que fazer isso no desembarque.
25 - Se vista confortavelmente (mas não precisa ir de bermuda, camiseta e chinelo!).
26 - Leve seu Tocador de MP3 (se tiver um). CD players não são permitidos.
27 - Remédios controlados. São muitos os cuidados a serem tomados antes de viajar ao exterior, se você faz uso diário de remédios controlados, procure levar com você as receitas deste remédio e a bula do mesmo. Não é necessário camuflar remédios de tarja preto ou vermelho, se você está levando consigo estas bulas e receitas. Não leve em quantidade, e não tente disfarçar tirando-os da embalagem. Separe um espaço em sua mala para guardar a frasqueira dos remédios. Compre-os ainda aqui no Brasil, não deixe para comprar no exterior, isso por que não será fácil encontrar-los. Não só pela dificuldade de achar-los, mas por causa da rigorosidade de alguns países. Em alguns países é necessário que você tenha antes passado por um médico, e não adianta chorar, espernear, fazer carinha de doente. Eles são rígidos.
28 - Reconfirme seu próximo vôo (ou seu vôo de retorno). É obrigação de todo passageiro reconfirmar seu vôo com pelo menos 48 horas de antecedência. A Cia. aérea poderá cancelar sua reserva. Assim sendo, vale sempre chegar com bastante antecedência ao aeroporto no caso de não ter efetuado a confirmação. O Conciérge (Portaria) de qualquer hotel pode fazê-lo por você, mediante apresentação de cópia de seu bilhete.
E por ÚLTIMO: se você ver o piloto se benzer ANTES de decolar, peça pra sair! (brincadeirinha).
Fonte: http://interata.squarespace.com/dicas/2006/3/14/dicas-de-avio.html