Passaporte


O passaporte é um documento autorizado perante a lei que lhe garante o direito de viajar para outros estados e países de avião e como tudo que envolve a lei no Brasil este processo também é burocrático. Primeiramente, quem deseja tirar um passaporte deve selecionar todos os documentos necessários como:
- Identidade
- CPF
- Título de Eleitor – Comprovante de voto da última eleição. É válido também, levar impresso a situação eleitoral, que você consegue no site http://www.tse.gov.br
- Comprovante de Residência
- Identidade e CPF dos pais em caso de menor de idade
- Certificado de Reservista
- Comprovante de pagamento da taxa em REAIS, por meio da guia GRU (Guia de Recolhimento da União)
- Certificado de Naturalização, para os Naturalizados
- Passaportes anteriores


Todos estes deve ser apresentados com cópias junto aos originais.
Depois da verificação dos documentos é necessário que a pessoa que irá tirar o passaporte preencha o formulário para o pedido do passaporte através do site www.dpf.gov.br, logo em seguida será emitida o GRU – Guia de Recolhimento da União, que é a taxa de R$156,07 a ser paga para a emissão do documento, e depois terá que agendar (em média 20 dias) a entrega de seus documentos exigidos e o GRU pago e o protocolo da solicitação. Em cerca de cinco ou seis dias após a entrega dos documentos, o Passaporte será entregue pessoalmente ao titular.

* Para menores é obrigatório o preenchimento da Autorização para os menores, com firma reconhecida em cartório, pelos pais. (formulário pode ser impresso no site www.dpf.gov.br).
* Para os Estados Unidos é necessário tirar o Visto Americano, nossa próxima postagem.